Florianópolis ou para os mais íntimos, Floripa, é a capital do Estado de Santa Catarina, conhecida também como "Ilha da Magia". Colonizada pelos açorianos, sua geografia fascinante contribuiu para que se tornasse a capital turística do Mercosul, pois possui um intenso movimento turístico durante todo o ano.
 
     Com suas Eco-trilhas, praias, dunas certamente deixará marcantes memórias. São generosas as opções de lazer desde os passeios históricos, gastronomia, atividades esportivas, museus ou até mesmo shopping.
 
     Apontada como melhor capital brasileira para se viver, Floripa continua no ranking dentre as 5 melhores cidades para se estar devido a qualidade de vida, sendo de fato um local inigualável que apaixona a todos que a visitam.
                                                                 "Um pedacinho de terra perdido no mar, um pedacinho de terra beleza sem par...
                                                                      Jamais a natureza, reuniu tanta beleza. Jamais algum poeta teve tanto para cantar
                                                                            De um pedacinho de terra perdido no mar."

                                                                                                                         Hino de Florianópolis, "Rancho de amor à Ilha".

Florianópolis - A Ilha da Magia

A Ponte Hercílio Luz consagrou-se como o símbolo da cidade. Inaugurada em maio de 1926 é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Fechada desde 1982 devido à medidas de segurança, sua fase de restauração findar-se-á em meados de 2015.

Pode parecer incrível, mas Florianópolis conta com mais de 100 praias mapeadas ao longo de todo seu litoral, sendo as praias do Norte as mais procuradas por questões de desenvolvimento e comodidade já que o acesso às do Sul torna-se mais difícil.

A Ilha ainda conta com inúmeras atrações históricas. A arquitetura açoriana está espalhada por toda a cidade desde o período da colonização em casas e Igrejas típicas que remontam desde o século XVII. O Palácio Cruz e Souza, Museu Victor Meirelles, O Mercado Público a Alfândega e a praça XV de Novembro são algumas das atrações.

Atrações Históricas

Patrimônio Celebrado

Praias

Um dos principais atrativos da cidade

A Ponte Hercílio Luz

O cartão-postal de Floripa

Fortalezas

Vivencie a história

Dentre os passeios recomendados na Ilha, está a visita obrigatória às fortalezas portuguesas construidas para o sistema defensivo contra embarcações estrangeiras. Destaca-se dentre todas a Fortaleza de Anhatomirin e a de Ratones.

É fato que os frutos do mar são a iguaria da cidade, além de terem primeiríssima qualidade são também extremamente acessíveis. Contudo, por se tratar de uma cidade cosmopolita, encontrar-se-á farta opcão de restaurantes como churrascarias e especiazados não só nas iguarias do mar com também destacam-se a  Culinária Japonesa, Italiana, Tailandesa, Mexicana dentre outras.

Gastronomia

De tudo um pouco

A cidade já tem reputação mundial por sua geografia privilegiada. As praias que se voltam para o Atlântico, especialmente a Joaquina e a Mole são os locais preferidos para os surfistas. Também o windsurf, snorkling e o para-gliding contam como atrativos.

Surf e Esportes Aquáticos

 

 

Capital do Surf​

São inúmeras as atividades que se pode fazer na Ilha. São mais de 30 trilhas ao longo de toda a capital, além das áreas de preservação como o Parque Estadual do Rio Vermelho ou a Serra do Tabuleiro. Além da observação de golginhos e baleias, ainda conta com projetos de preservação da fauna e flora destacando-se o projeto Tamar, de preservação das tartarugas.

Florianópolis  conta com diversas festas tradicionais como também é sede eventos internacionais. A Fenaostra, Festa da Tainha e a Semana Açoriana são exemplos das raízes locais. Já o "Ironman", diverso eventos de Surf e o Pop Gay trazem grande diversificação e dinâmica à cidade.

Feiras e Eventos

Festas ao longo de todo o Ano

Ecoturismo

Trilhas, Parques, Áreas de Preservação e Proteção

Cidades Próximas

Santa Catarina - berço de colonização Européia

Portais de Informação:

Principais websites

Garopaba, Balneário Camboriú, Santo Amaro da Imperatriz, Blumenau São algumas das cidades que se pode fazer uma visita. Cada uma com seu charme e história e atrações distintas devido à colonização diferenciada que deixa os traços da cultura alemã, italiana, portuguesa e austríaca.

1/8